Resfriamento de Newton
Victor
Murilo
Leis de Resfriamento de Newton
Campo Grande
2014
Victor
Murilo
Leis de resfriamento de Newton
Este relatório tem por objetivo expor os principais fatos acerca do experimento de Leis de Resfriamento de Newton, disciplina de Laboratório de Fisica II, ministrada pelo professor “”.
Campo Grande
2014
1 – INTRODUÇÃO
Quando um corpo “mais quente” é colocado em contato com um corpo “mais frio”, ocorre um fluxo de calor do primeiro para o segundo, até que um estado estacionário é atingido, chamado de equilíbrio térmico. Em outras palavras, dois sistemas estão em equilíbrio térmico somente quando se encontram à mesma temperatura. Dois sistemas nos quais a temperatura seja homogênea em todos os seus pontos, supondo que a temperatura do primeiro sistema (agua) seja T, e que a temperatura do segundo sistema (ambiente) seja Ta. Coloca-se os dois sistemas em contato, se T > Ta, então, haverá fluxo de calor da água para o ambiente.
2 – OBJETIVO
Determinar experimentalmente, a partir dos dados coletados para a análise gráfica, a constante k da lei do resfriamento de Newton.
3 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O estudo de transferência de calor pode ser considerado como uma continuidade do estudo da termodinâmica, sendo que esta última está apenas interessada nos estágios iniciais e finais das interações das trocas de energia de um sistema com sua vizinhança (trabalho e calor). Enquanto no estudo de transferência de calor são vistos os modos e suas respectivas taxas.
Sempre que houver uma gradiente de temperatura em um meio, ou entre meios, haverá transferência de calor, que consiste no fluxo de energia térmica da maior para a menor temperatura, por três modos: condução; convecção; e radiação.
CONDUTORES TERMICOS: São aqueles que possuem elevado coeficiente de condutibilidade térmica. Ou seja, são materiais que conduzem