Resfriamento de Newton
Nova Friburgo
RESFRIAMENTO DE NEWTON
Experimento 8
Nova Friburgo, 28 de maio de 2014
Objetivos:
O objetivo do trabalho é comprovar a lei de resfriamento de Newton e investigar as variações de temperatura de um objeto esfriando.
Materiais:
Bequer
Termômetro
Cuba de aquecimento
Cronômetro
Introdução Teórica
Quando um corpo “mais quente” é colocado em contato com um corpo “mais frio”, ocorre um fluxo de calor do primeiro para o segundo, até que um estado estacionário é atingido, chamado de equilíbrio térmico. Em outras palavras, dois sistemas estão em equilíbrio térmico somente quando se encontram à mesma temperatura. Dois sistemas nos quais a temperatura seja homogênea em todos os seus pontos, supondo que a temperatura do primeiro sistema (água) seja T, e que a temperatura do segundo sistema (ambiente) seja Ta. Coloca-se os dois sistemas em contato, se T > Ta, então, haverá fluxo de calor da água para o ambiente.
Na investigação de um homicídio, ou de uma morte acidental, é muitas vezes importante estimar o instante da morte. Vamos descrever uma forma matemática que pode ser usada para este problema. A partir de observações experimentais, sabe- se que, com uma exatidão satisfatória em muitas circunstâncias, a temperatura superficial do corpo se altera com uma taxa proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e meio-ambiente. É o que conhece se como Lei do Resfriamento de Newton.
Estas variações de temperatura para esfriamentos de objetos,foram reunidas por Newton. Ele definiu que a taxa na qual um corpo quente esfria é aproximadamente proporcional à diferença de temperatura entre a temperatura do objeto quente e a temperatura do seu entorno. Esta relação é expressa matematicamente da seguinte forma: dt= -K(t-ta) dt
Onde dT representa a variação de temperatura do objeto durante um intervalo