Calorimetria
Objetivos: Descobrir a capacidade calorífica que um calorímetro ,de um metal e o calor de neutralização de uma reação de um ácido forte com uma base forte.
Introdução:
Calorimetria é o ramo da física que busca compreender as trocas de energia entre sistemas ou corpos quando essas trocas ocorrem na forma de calor.
Calorímetro é um instrumento que é utilizado para medir a quantidade de calor,que não permite trocas de calor com o meio externo , é semelhante a uma garrafa térmica, é composto por um recipiente onde se coloca água; possui uma tampa que permite fechá-lo perfeitamente, está isolado termicamente, da melhor forma possível, do ambiente exterior. Um termômetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da água presente no calorímetro, (Figura 1).
Figura 1 : Modelo de calorímetro.
Capacidade Térmica :
Pode ser definida como a quantidade de calor necessária para que um corpo deve trocar para que sua temperatura gere uma variação unitária e está relacionada diretamente com a massa do corpo.
Numericamente podemos definir como : Q=C* Δt
C=Q/Δt
Unidade de capacidade térmica: U ( C ) = 1 cal º/C
Unidade de capacidade térmica – S.I ( Sistema Internacional de Unidades ) : U (C) = 1 J/ºC
Equivalente em água de uma substância: é a quantidade de água que possui o mesma atuação térmica de uma massa qualquer de alguma outra substância. Numericamente podemos dizer que é igual à capacidade térmica da substância.
Calor Específico: é a quantidade de calor específica de cada material. Para haver uma variação unitária de temperatura de uma massa unitária de água é preciso ceder uma quantidade de calor superior que para uma massa de chumbo passar pela mesma variação de temperatura.
Inserindo a constante de proporcionalidade c, é alcançada a equação fundamental da calorimetria:
Q = m*c*T c = Q/mT
Unidade de calor especifico decorrente da teoria do calórico : U (c) = 1 cal/g ºC
Unidade de calor especifico S.I ( Sistema