Calorimetria
Campus Diadema
Experimento número 4: Calorimetria
[pic]
Professores:
Ana Paula de Azevedo Marques
Ricardo Alexandre Galdino da Silva
Paula Silvia Haddad Ferreira
Deborah Beatriz de Paiva Silva
Dieferson Gabriel de Andrade e Silva
Nathalia de Paiva Teixeira
Diadema
21 de Janeiro de 2013
1. RESUMO
O experimento realizado em laboratório permitiu que os alunos estudassem a prática da calorimetria à pressão constante, através de um calorímetro feito de copo de isopor. A primeira parte do experimento teve como objetivo determinar a capacidade calorífica do calorímetro a partir de uma solução de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Onde suas temperaturas foram medidas previamente e após a reação. Ao serem adicionadas duas gostas de fenolftaleína, a reação ficou incolor, porque havia mais ácido.
Num segundo experimento, foi determinada a entalpia de dissolução do nitrato de potássio. E para isso, foram utilizados 50 mL de água destilada e 2,5 g de KNO3. A partir das variações da temperatura de reação e dos cálculos realizados, foram definidas as quantidades de calores envolvidos no processo e o ∆Hreação encontrado.
2. INTRODUÇÃO
A calorimetria é o estudo do calor transferido durante um processo físico ou químico.
Esta determinação está baseada na Primeira Lei da Termodinâmica: “a energia interna de um sistema isolado é constante”.
Calor, em termodinâmica, é a energia transferida entre um sistema e sua vizinhança devido a uma diferença de temperatura. As medidas calorimétricas são realizadas para determinar a condutividade térmica ou capacidade calorífica de materiais, bem como ganhos e perdas de energia decorrentes de transformações físicas ou químicas.
Um calorímetro ideal é aquele que não absorve calor.
3. OBJETIVO
O experimento tem como objetivo construir um calorímetro não ideal, para que seja colocada em prática a teoria da termodinâmica, e a determinação da entalpia de dissolução do nitrato de