Calorimetria
“A termodinâmica é o estudo das transformações de energia”.2 Este estudo é baseado em duas leis principais:
Primeira Lei da Termodinâmica: estuda as variações de energia e a quantidade de calor produzido em uma reação.
Segunda Lei da Termodinâmica: explica os processos envolvidos por trás da ocorrência ou não das reações.
A primeira lei da termodinâmica postula que a energia interna de um sistema isolado é sempre constante, ou seja, a energia não pode ser criada ou destruída.
A principal propriedade da termodinâmica é o trabalho, ou seja, o movimento contra uma força oposta. O trabalho é uma forma de transferir energia, por exemplo, a compressão de um gás aumenta a energia interna do sistema, ao passo que sua expansão diminui sua energia interna.
Outra maneira de transferência da energia interna de um sistema é o calor. O calor é tido como a energia transferida do sistema para a vizinhança ou da vizinhança para o sistema em função de uma diferença de temperatura. Quando o calor é transferido do sistema para a vizinhança, diz-se que o processo é exotérmico. Quando o calor é transferido da vizinhança para o sistema, diz-se que o processo é endotérmico. Processos exotérmicos são caracterizados por apresentarem-se quentes e processos endotérmicos apresentam-se frios.
A energia sempre flui de uma região de alta temperatura para uma região de temperatura mais baixa. Portanto, a variação da energia interna de um sistema, alterada pela transferência de calor é dada pela equação: ∆U = q, onde, ∆U é a variação de energia e q é a energia transferida para um sistema. A unidade utilizada para medida de energia é o joule.
Para medir a energia transferida em forma de calor, é necessário conhecer a capacidade calorífica do sistema, dada pela equação: C = q / ∆T, ou seja, a razão entre o calor fornecido e a variação da temperatura, provocada por ele. É possível calcular também a capacidade calorífica molar (Cm), ou seja, a razão da capacidade calorífica pela