A Língua Portuguesa no mundo
O português surgiu da mesma língua que deu origem a maior parte dos idiomas europeus e asiáticos – o latim. Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos:
• HELENICO: de onde veio o idioma grego.
• ROMANICO: que originou o português o italiano, o francês e uma serie de ouros línguas denominadas latinas.
• GERMANICO: de onde surgiram o inglês e o alemão.
• CELTICO: que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico.
• ESLAVI: deu origem o outra diversas línguas actualmente faladas na Europa Oriental. O latim era a língua oficial do antigo Império Romano e possuía duas formas: o latim clássico e o latim vulgar. O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península na Ibérica pelos conquistadores romanos.
O berço da Língua Portuguesa é a Península Ibérica, mais precisamente a actual Galiza e norte de Portugal. A sua propagação pelo mundo deu-se a partir dos séculos XV e XVI, quando Portugal, na sua política expansionista, se estendem pela América, Ásia e África, tendo, nesse movimento, criado colónias, nas quais impôs a língua, como um desígnio de domínio colonial.
Actualmente, o Português é uma das línguas mais faladas no mundo, ocupando o sexto lugar, a seguir ao Chinês, ao Hindi, ao Espanhol, ao Inglês e ao Árabe, com aproximadamente, 210 milhões de falantes, espalhados pelos cinco continentes.
O Português é língua nacional de Portugal e do Brasil, e língua oficial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Entretanto, em vários países da Europa (França, Alemanha, Espanha, Luxemburgo e Suíça) e da América (Canadá, Estados Unidos e Venezuela) existem importantes núcleos de emigrantes portugueses que falam o Português. De igual modo, na África do Sul, encontram-se comunidades que mantêm viva a Língua Portuguesa, naquele país africano.
O português é uma das línguas oficiais da União