Analise financeira
R- A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro. A análise financeira é, assim, a capacidade de avaliar a rentabilidade das empresas, tendo em vista, em função das condições atuais e futuras, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento.
A análise financeira de uma empresa envolve basicamente as seguintes atividades:
- Coleta da documentação para análise.
- Conferência da documentação recebida.
- Preparação: leitura e padronização das demonstrações contábeis.
- Processamento: cálculos dos indicadores e obtenção de relatórios.
- Análise dos indicadores e relatórios.
- Conclusão: elaboração do parecer.
2- Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?
R- Tem como função principal, preparar os planos financeiros e orçamentários, ou seja, através da preparação de demonstrações financeiras e orçamentos diversos, estabelece os planos financeiros de curto e longo prazo para chegar às metas, analisando e realizando previsões futuras, avaliação de desempenho e o trabalho em conjunto com a contabilidade.
A relação risco retorno é inerente a qualquer tomada de decisão relativa às empresas ou não, por isso o analista deve obter o máximo de informações possíveis e conhecer o produto e a empresa que esta sendo analisada, a fim de maior opção de alternativas que consolidem as decisões que a alta gestão empresarial tome, porém o mercado é volátil e retorno e riscos fazem parte do negócio.
3- Explique