Calorimetria
Faculdade Área1, Engenharia de Produção, 7º semestre – Turma
Evilla Sacramento, Adriano Pacheco, Mayana Costa, Filipe Tavares
Entregue Dourival Santos, professor da disciplina Fenômenos Oscilatórios e Termodinâmica
Resumo: Com objetivo de estudar o calor e calor especifico da água e de outros materiais realizamos um dois experimentos no laboratório de física da faculdade Area1. Na primeira etapa determinamos o calor especifico da água colocando um conhecido volume desta em um calorímetro, aquecendo a temperatura ate 80°c utilizando uma fonte de calor, monitorando com auxilio de um termômetro, e controlando o tempo com auxilio de um cronômetro. Na etapa seguinte foi colocado um corpo de prova metálico, de massa conhecida, dentro do calorímetro e após estabilização da temperatura podemos determinar o calor especifico deste corpo. Com dados obtidos pelo monitoramento da temperatura e tempo foi construído os gráficos que nos auxiliaram na obtenção dos resultados finais.
Palavras-chave: Calorimetria; Calor específico; Capacidade térmica; Calorímetro; Temperatura.
I. Introdução
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Define-se calor como uma transferência de energia térmica de um sistema para outro. As trocas de calor podem ser realizadas diretamente com o meio ou dentro de um calorímetro, que é um vaso isolado e permite que as trocas sejam ideais, ou seja, a mesma quantidade de calor perdida é recebida.
O calor específico também conhecido como capacidade térmica é a variação de temperatura de uma substância ao receber determinada quantidade de calor, pode ser calculado a partir da fórmula:
Q = m. c. ΔΘ
Onde:
Q = quantidade de calor m = massa
C = calor específico
ΔΘ = variação de temperatura
II. Experimento
Material Utilizado: Calorímetro, corpos de prova de alumínio, termômetro, becker, recipiente com água, resistência elétrica,