COMO PROTEGER A REDE DA EMPRESA DE ATAQUES
COMO PROTEGER A REDE DA EMPRESA DE ATAQUES.
Está cada vez mais claro que o que acontece no mundo virtual gera impactos imensuráveis no mundo real. Seja na vida pessoal, seja na vida profissional, ou ainda no desempenho das empresas, o uso da internet e de todos os recursos disponíveis de comunicação utilizando a web inspira cuidado dobrado. O Brasil vigora entre os países com mais ameaças digitais lançadas na internet. E o que afeta os internautas, em geral, pode ter ataques imprevisíveis e um impacto desastroso nos negócios.
Há tempos as ameaças e vulnerabilidades das redes de computadores representam um fator de risco e preocupação para o responsáveis de TI de uma corporação .O que se tem notado hoje é um maior envolvimento também de diretores, CEOs e até presidentes de empresas. Isso porque tais ameaças, como o novo worms Conficker, o MSBlasterm e outros diversos da mesma geração , podem causar enormes prejuízos à produtividade da empresa.
(RTI Setembro 2009)
Implementar um serviço para filtrar tráfego ou contrate uma empresa especializada nesse tipo de serviço para lidar com ataques de grande porte.
Configurar o firewall para suportar grandes volumes de conexões
O firewall também será uma peça importante da rede durante os ataques virtuais. Os administradores devem ajustar as configurações do firewall para reconhecer e combater ataques volumétricos e em camadas de aplicativos.
A empresa deve contratar um software no caso do antivírus com scanner de vulnerabilidade de segurança, bloqueio de estações contaminadas por algum malware e verificação permanente das atualizações de todos os aplicativo, e seus usuários deveram sempre está com ele ativo e atualizado para que tenha uma proteção a mais, principalmente os setores financeiros e fiscais onde a grande maioria dos ataques são concentrados.
Pesquisas indicam que a maioria dos ataques vem de dentro das companhias ,assim o fator segurança precisa estar