Calorimetria
São José dos Campos
CALORIMETRIA
Docentes
Profº Dr. Anderson Garbuglio de Oliveira
Profº Dr. Fernando Henrique Cristovan
Alunos
Daniel Okita Uehara
Robinson Kenji Murayama
Turma A1
INTRODUÇÃO
Calorimetria é uma parte da ciência física (ramo da termodinâmica) que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Para compreender melhor esse conceito, é importante ressaltar a definição dos seguintes termos:
Calor: energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles, podendo ser adicionado ou removido de uma substância e sendo medido em calorias ou joules (1 cal = 4,18J).
Capacidade Térmica (C): é a capacidade térmica de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. É dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura:
Figura 1: Fórmula da capacidade térmica, onde C é a capacidade térmica do corpo
(cal/ºC), Q é a quantidade de calor trocada pelo corpo e Δθ é a variação de temperatura do corpo.
Calor Específico (c): é a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cada massa unitária inclusa. Ou seja, a capacidade térmica de um corpo é dada pelo calor específico da substância que o compõe e sua massa. O calor específico é definido como:
Figura 2: Fórmula do calor específico, onde c é o calor específico do corpo, C é a capacidade térmica do material e m é a massa do material. Usualmente, a unidade do calor específico é cal/gºC, mas no Sistema Internacional (S.I.) utiliza-se J/K.kg.
O conhecimento dos conceitos acima é importante e necessário para a introdução de duas definições no estudo da calorimetria.
O Calor Sensível representa a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo. É igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e do calor específico: