Calor
A transmissão de calor é uma área com muitos problemas de engenharia mecânica, também as áreas das engenharias química, nuclear, metalúrgica, electrotécnica, civil, aeroespacial, ambiente e bioengenharia. As questões concretas que se colocam ao engenheiro no âmbito da transmissão de calor podem ser muito diversas.
Todos os processos industriais, tais como a produção de energia eléctrica a partir de combustíveis fósseis ou com base em energias renováveis (energia solar térmica ou fotovoltaica, geotérmica, biomassa); fornos para produção de aço, alumínio, vidro, cimento e materiais cerâmicos; motores de combustão interna, incluindo turbinas de gás usadas nas indústrias automóvel, naval e aeronáutica; incineradoras usadas na queima de resíduos; sistemas de aquecimento, ar condicionado e refrigeração.
Calor e Temperatura são conceitos distintos, apesar de serem quase sempre confundidos. Calor é a energia termica em transito, e Temperatura é a grandeza fisica ligada à agitação das particulas que compões os corpos ou a seu estado de movimento.
Todo corpo tem uma certa quantidade de energia interna que está relacionada ao movimento continuo de seus átomos ou moléculas e às forças interativas entre essas partículas. Os sólidos, líquidos ou gases apresentam movimento (vibrações) em suas partículas. Esta energia interna é diretamente proporcional à temperatura do objeto. Quando dois corpos ou fluidos em diferentes temperaturas entram em interação (por contato, ou radiação), eles trocam energia interna até a temperatura ser equalizada. A quantidade de energia transferida enquanto houver diferença de temperatura é a quantidade de calor trocado.
Como exemplo de expressões que muitos usam: “estou com calor” o correto é estou recebendo calor por causa da transmissão de calor de um