Calor
No estudo da transferência de calor na envolvente das edificações, os primeiros conceitos a definir são a temperatura e calor. Estes conceitos encontram-se estreitamente relacionados.
A temperatura está relacionada à quantidade de energia térmica ou calor num sistema. Na medida em que um sistema acumula calor, sua temperatura aumenta. Ao contrário, uma perda de calor provoca uma diminuição da temperatura do sistema. Na escala microscópica, este calor corresponde à agitação térmica de átomos e moléculas no sistema. Assim, uma elevação de temperatura corresponde a um aumento da velocidade de agitação térmica dos átomos.
A Temperatura é a propriedade de um material ou sistema que implica as noções comuns de "quente" ou "frio". Em geral a matéria com a temperatura maior é dita mais quente. Apesar de todo mundo ter uma compreensão básica do conceito de temperatura, sua definição precisa não é tão evidente. Ao contrário de outras grandezas, como massa e comprimento, a temperatura é definida através de um conjunto de condições teóricas (princípios da termodinâmica), que se afastam dos alcances da disciplina. Porém, é importante entender que a temperatura é uma grandeza escalar, isto significa que para sua caracterização é preciso apenas conhecer seu módulo ou quantidade.
Da mesma forma que a massa, o comprimento e o tempo, na temperatura só é necessário saber a intensidade que ela possui. Mas ao contrario da massa e o tempo, a temperatura pode adotar tanto valores positivos como negativos.
Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios diferentes, ocorre, necessariamente uma transferência de energia térmica. O Calor (ou fluxo de calor) é definido então como a taxa de energia térmica transferida por unidade de tempo devido a uma diferença de temperatura.
O calor, por tanto, é uma grandeza física vetorial caracterizada pela intensidade e orientação espacial (direção e sentido). A transferência de calor ocorre na