Calor
Assista à videodica deste encarte em nosso site: www.energia.com.br. ite Física: Calor
Elaboradas pelo professor Coelho do Sistema de Ensino Energia.
Calor
Cuidado com a expressão estou com calor, pois ela está fisicamente errada. Lembre-se de que calor é energia térmica em trânsito devido à diferença de temperatura.
· Se após receber certa quantidade de energia radiante o corpo não transmitir nenhuma parcela desta, denominaremos esse corpo de opaco ou atérmico. E quando a maior parte dessa energia incidente for transmitida, o corpo será chamado de transparente ou diatérmico.
· O aquecimento de um corpo é causado pela parcela de energia absorvida por ele.
· Um bom absorvedor de calor é também um bom emissor.
· O corpo negro é o melhor absorvedor e também o melhor emissor de radiação.
· As superfícies metálicas polidas são bons refletores de energia radiante; assim, são maus absorvedores, e, conseqüentemente, maus radiadores.
2.2) Convecção
Você já deve ter se perguntado sobre algumas coisas como: frio 1) Calor e corpo humano
A quantidade de energia necessária para a realização de exercícios é fornecida quimicamente em forma de adenosina-trifosfato (ATP), composto formado por uma molécula de adenosina, uma molécula de ribose e três radicais de fosfato. A formação da ATP ocorre a partir da combinação de adenosina-difosfato
(ADP) e do fosfato inorgânico (Pi) e exige uma grande quantidade de energia. Parte dessa energia é armazenada na ligação química, que une a ADP e o Pi, denominada ligação de alta energia. Quando essa ligação é hidrolisada, parte da energia liberada é utilizada para a realização do trabalho e parte é transformada em calor.
ATPase
Por que os aquecedores elétricos são colocados no chão e os aparelhos de ar-condicionado junto ao teto?
Por que os congeladores das geladeiras ficam situados sempre na parte superior?
Por que, para se resfriar o chopp de um barril quando se dispõe
de