CALOR E TEMPERATURA
ESCALAS TERMOMÉTRICAS 2
ESCALA CELSIUS 3
ESCALA FAHRENHEIT 3
ESCALA KELVIN 3
RELAÇÃO ENTRE AS ESCALAS TERMOMÉTRICAS 4
MUDANÇAS DE FASE 5
ESTADO SÓLIDO 6
ESTADO LÍQUIDO 6
ESTADO GASOSO 6
COMPORTAMENTO DOS GASES 9
PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA 11
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA (MÁQUINAS TÉRMICAS) 12
ESCALAS TERMOMÉTRICAS
As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. Para que fosse possível medir a temperatura desses corpos, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro. O mais comum destes aparelhos é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
A temperatura é uma grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando o seu estado térmico, ou seja, quanto maior a agitação das partículas que compõem o corpo, maior será a temperatura dele. As escalas surgiram danecessidade de quantificar o quanto um corpo está quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas.
Foram criados vários tipos de escalas, sendo que as principais são Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
ESCALA CELSIUS
A escala Celsius é a mais comum e foi criada em 1742 por um astrônomo chamado Anders Celsius. Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, ou seja, 0° para o ponto de fusão de gelo e 100° para o ponto de ebulição da água.
ESCALA FAHRENHEIT
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a