celulas tronco
Ainda dentro desta concepção, o texto é considerado como um conjunto de pistas, representadas por elementos linguísticos de diversas ordens, selecionados e dispostos de acordo com as virtualidades que cada língua põe à disposição dos falantes, no curso de uma atividade verbal, de modo a facultar aos interactantes não apenas a produção de sentidos, como a fundear a própria interação como prática sociocultural.
Nessa atividade de produção textual, os parceiros mobilizam diversos sistemas de conhecimentos que têm representados na memória, a par de um conjunto de estratégias de processamento de caráter sociocognitivo e textual.
O objetivo deste capítulo é discutir algumas das questões ligadas ao processamento sociocognitivo de textos.
SISTEMAS DE CONHECIMENTO ACESSADOS POR OCASIÃO DO PROCESSAMENTO TEXTUAL
Para o processamento textual contribuem três grandes sistemas de conhecimento: o linguístico, o enciclopédico e o interacional (cf. HEINEMANN & VIEHWEGER, 1991).
O conhecimento linguístico compreende o conhecimento gramatical e o lexical. E ele o responsável, por exemplo, pela organização do ' material linguístico na superfície textual, pelo uso dos meios coesivos que a língua nos põe à disposição para efetuar a remissão ou a seqüenciação textual, pela seleção lexical adequada ao tema e/ou aos modelos cognitivos ativados.
O conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo é aquele que se encontra armazenado na memória de cada indivíduo, quer se trate de conhecimento do tipo declarativo (proposições a respeito dos fatos do mundo), quer do tipo episódico (os "modelos cognitivos" socioculturalmente determinados e adquiridos através da experiência). É com base em tais modelos, por exemplo, que se levantam