CAlor especifico
TAYANE FRANÇA
THAISE FERREIRA
VIVIANE ARAÚJO
CALOR ESPECÍFICO DOS SÓLIDOS E ENTROPIA
SALVADOR /BA
2015
TAYANE FRANÇA
THAISE FERREIRA
VIVIANE ARAÚJO
CALOR ESPECÍFICO DOS SÓLIDOS E ENTROPIA
Relatório da aula prática realizada em 24/02/2015 apresentado para avaliação na disciplina Física experimental II, no curso de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.
Prof. Daniel Sento Sé
SALVADOR/BA
2015
1 OBJETIVOS
O experimento realizado em laboratório objetivou:
- Determinar o calor específico de um objeto metálico e a variação de entropia se um sistema isolado.
2 INTRODUÇÃO
O calor específico é uma propriedade física, essa propriedade define a variação térmica que uma substância sofre ao receber certa quantidade de calor. É uma propriedade constante, ela caracteriza a substância. Pode-se dizer que quanto maior é o calor específico mais difícil é elevar a temperatura da substância.
O calorímetro é um recipiente termicamente isolado, ao se colocar dois corpos com temperaturas diferentes dentro do calorímetro ocorre troca de calor até o equilíbrio ser atingido, pode-se então considerar que o calor cedido por um corpo é igual ao calor recebido pelo outro corpo.
3 TEORIA DO EXPERIMENTO
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 Materiais
- Calorímetro
- Termômetros
- Balança
- Água
- Objetos metálicos
- Lâmpada halógena
4.2 Métodos
Inicialmente pesou-se certa massa de água para ser adicionada a um calorímetro, o valor da massa foi anotado. Em seguida pesou-se um disco metálico. A temperatura da água colocada no calorímetro foi medida com um termômetro e o valor anotado. O disco metálico foi aquecido no bulbo da lâmpada até atingir temperatura de 40°C, em seguida foi colocado dentro do calorímetro e a temperatura final do sistema foi medida. O disco foi retirado do calorímetro e novamente