PLANO DE AULA SANEAMENTO BASICO
TÍTULO: Saneamento básico
EQUIPE DE TRABALHO:
CURSO:
Pedagogia
SEMESTRE /ANO:
4º/2014
ÁREA DE CONHECIMENTO/ DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Saneamento básico,Ciencias, Portugues,Geografia.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
Saneamento significa higiene e limpeza (CAVINATTO, 1992). Dentre as principais atividades de saneamento estão a coleta e o tratamento de resíduos das atividades humanas tanto sólidos quanto líquidos (lixo e esgoto), prevenir a poluição das águas de rios, mares e outros mananciais, garantir a qualidade da água utilizada pelas populações para consumo, bem como seu fornecimento de qualidade, além do controle de vetores. Incluem-se ainda no campo de atuação do saneamento a drenagem das águas das chuvas, prevenção de enchentes e cuidados com as águas subterrâneas.
A falta de saneamento básico – água tratada e principalmente a coleta de esgoto e lixo – expõe as pessoas a perigos e doenças. As comunidades que têm baixa oferta de coleta de lixo orgânico convivem num espaço onde se acumulam restos de alimentos e de outros materiais. Essa situação fica ainda pior nos períodos de chuvas ou enchentes que ampliam os riscos de incidência de doenças nestas comunidades.
O saneamento básico é uma atividade econômica que se volta ao abastecimento de água potável encanada e à coleta, tratamento de esgoto e controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
Trata-se de uma especialidade estudada nos curso de Engenharia sanitária, que procedem com serviços que podem ser prestados tanto por empresas estatais como públicas, porém é um serviço essencial, tendo em vista a necessidade deste serviço por parte da população e a sua importância para a saúde e o meio ambiente de toda a sociedade.
METODOLOGIA - Integração das disciplinas:
- Lingua Portuguesa:
- Linguagem oral: leitura dos textos: Água – Modo de Usar, E depois de usada a água.
- Comentários sobre os textos.
-