Calibração
O ato de pesar um objeto cuja temperatura seja diferente de seu ambiente provoca um erro significativa na medida. Não deixar tempo suficiente para que um objeto aquecido volte a temperatura ambiente é a principal fonte deste problema, pois correntes de convecção dentro da caixa da balança exercem efeitos de flutuação no prato e no objeto, e o ar quente trapeado num frasco fechado, pesa menos que o mesmo volume a temperatura baixa . Portanto esses efeitos provoca uma menor massa quente do objeto. Sendo que esses objetos devem ser aquecidos e resfriados a temperatura ambiente antes de serem pesados.
Carga estática:um objeto de vidro adquira ocasionalmente uma carga estática suficiente para provocar erros de pesagens. Esse problema é sério quando a umidade relativa do ambiente é baixa. Frequentemente após um curto período ocorre descarga espontânea. Uma fonte de eletricidade de baixa intensidade na caixa da balança é suficiente para fornecer íons e liberar carga estática.
A exatidão da escala óptica de uma balança de prato único deve ser verificada regularmente, principalmente após condições máximas de pesagens com capacidade máxima da balança.
Laterias da câmaras de pesagens abertas, pois qualquer corrente de ar externa pode causar erros. O correto é deixar sempre as laterais fechadas quando se faz a leitura, para evitar correntes de ar. 2- Exatidão, estabilidade, sensibilidade e período de oscilação. 3- Exatidão: erro absoluto, proximidade ao do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza. Sensibilidade- menor massa necessária para deslocar o ponteiro da balança e é diretamente proporcional do comprimento do braço da balança e inversamente proporcional a massa do sistema oscilante, se esta massa aumenta sua sensibilidade diminui, sendo que balança de prato único geram a uma sensibilidade