calei
Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam combinações variadas e agradáveis de efeito visual, a cada movimento.
O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".
O caleidoscópio foi inventado na Rússia, em 1817, pelo físico escocês David Brewster(1781-1868), enquanto realizava experiências sobre a polarização da luz. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal.
O caleidoscópio de Brewster consistia num tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII, ou até mesmo muito antes, pelos antigos gregos.
Embora tenha sido inventado para fins de estudo científico, durante muito tempo o caleidoscópio foi considerado apenas como um brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho geométrico. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registando-se assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.
O caleidoscópio é muito utilizado em feiras de ciências e pela física para explicar o conceito da REFLEXÃO DA LUZ.
Como construir um Caleidoscópio?
Material:
- três réguas (30 cm) de acrílico transparente.
- papel alumínio e filme plástico transparente
- canudos coloridos cortados em pedacinhos, miçangas ou pedacinhos de papel colorido bem miudinhos. Prefira os materiais transparentes.
- cartolina, papel crepom colorido e adesivos para decoração ou papel de presente.
-