Caldeiras de recuperação
INTRODUÇÃO
Os recuperadores são permutadores de calor do tipo ar-ar que se caracterizam pelo facto de neles ser recuperada parte da energia de gases quentes que irão ser lançados na atmosfera. Essa energia será aproveitada para aquecimento de outros fluidos, como por exemplo, água ou ar de alimentação de turbinas ou motores de combustão. Este tipo de equipamento térmico baseia-se na recuperação de calor de escoamentos de exaustão, tais como ar de ventilação em edifícios, ar húmido de secadores ou gases de escape de queimadores. O princípio tem como objectivo tirar o máximo partido das diferenças de temperatura entre os escoamentos à entrada e à saída, usando o mínimo material ou energia de ventilação possível.
Novas construções, alterações e/ou projectos de remodelação visam
,comparativamente a habitações antigas, espaços mais estanques. Hoje em dia, este tipo de habitação corta a perda de calor total em 25 a 50%. É, sem dúvida, um progresso! A casa impermeável é mais confortável, mais rigorosa a nível de construção e mais barata, no que diz respeito à energia, pois o calor mantém-se mais tempo dentro da casa , sendo melhor aproveitado.
No entanto, estas construções sugerem a utilização de ventiladores mecânicos para manter o ar fresco e evitar o desenvolvimento de poluentes no ar interior (CO2, formaldeído e VOC's constituintes dos materiais de construção).
O Ventilador de Recuperação de Calor (HRV ou VRC) é projectado para fornecer ventilação (continuamente ou com utilização de temporizador) e recuperar calor transportado no ar que já está viciado.
Os produtos de combustão de caldeiras, motores térmicos e fornos são gases dos quais é muitas vezes recuperada energia. Existem inúmeros tipos, mas todos se baseiam em tubos ou placas para a transferência de calor dos gases de escape para o ar à entrada, mantendo os dois fluxos separados, evitando a sua mistura.
O