Caldeira de Recuperação
Seu principal propósito é extrair energia do calor que seria desperdiçado de uma turbina a gás, ou de algum outro processo de combustão de aplicação industrial para produção de vapor.
A produção de vapor é feita através da troca térmica dos gases de escape de uma turbina. A água passa por componentes que recebe energia térmica proveniente dos gases e é transformada em vapor. Esses componentes, também chamados de trocadores de calor, são fundamentais para o funcionamento da caldeira de recuperação. São eles:
Superaquecedor:
O superaquecedor é responsável por aquecer o vapor de água saturado até uma temperatura superior àquela de saturação da água, produzindo vapor superaquecido.
É constituído de tubos lisos ou aletados de aço resistente a altas temperaturas, distribuídos em forma de serpentina, que aproveitam os gases de combustão para dar o devido aquecimento ao vapor saturado. Sua localização depende da concepção d0 projeto da caldeira.
Evaporador:
O evaporador é o componente responsável por realizar a mudança de fase da água para o estado de vapor saturado utilizando energia proveniente dos gases quentes. A circulação de água e vapor no evaporador é feita por convecção natural ou por bombas.
Economizador:
Os economizadores se destinam a aquecer a água de alimentação antes de ser introduzida no interior da caldeira. O pré aquecimento é feito através da troca de calor com os gases de combustão saindo da caldeira. O aproveitamento do calor sensível dos gases de combustão traz um aumento de eficiência térmica do equipamento. Economizadores são trocadores de calor gás-líquido. Devido ao baixo coeficiente de troca de calor por convecção no lado dos gases, geralmente os economizadores são compostos por tubos aletados. Em relação à sua instalação,