anatomia dos ligamentos
Ligamentos multissegmentares
Formados pelo ligamento longitudinal anterior, lig. Longitudinal posterior e lig. supraespinhoso.
- Ligamento longitudinal anterior: É o ligamento mais forte do corpo. Corre ao longo da superfície anterolateral da coluna. Insere sobre os corpos vertebrais e discos intervertebrais, sendo mais espesso na frente dos discos. Apresenta abundante suprimento nervoso e vascular.
- Ligamento longitudinal posterior: Situado no canal vertebral. É mais estreito nos corpos vertebrais e se insere somente sobre os discos. Não se insere sobre os corpos para permitir a entrada de vasos sanguíneos e linfáticos para os corpos. As expansões laterais são mais finas que a porção central. Isso explica porque a maioria das protrusões discais são laterais. É muito fino nos dois últimos segmentos lombares.
- Ligamento supraespinhoso: É formado por fascículos delgados que correm sobre os processos espinhosos da coluna e pequenos fascículos que unem os processos espinhosos entre si. Não ocorre nos dois últimos níveis lombares, colaborando para que esses sejam pontos débeis. Limita a flexão anterior e a rotação.
Ligamentos segmentares
Formados pelo ligamento interespinhoso, lig. Amarelo, lig. intertransverso, lig. iliolombar (lombossacro).
- Ligamento interespinhoso: Inicia na porção superior de um processo espinhoso e vai até a porção inferior do processo espinhoso imediatamente acima.
- Ligamento amarelo: Devido à sua posição, serve de parede posterior para o canal vertebral. Sua função se deve à sua estrutura elástica. Permite grande movimento em flexão anterior. Suas fibras se alongam em 50 a 70%.
- Ligamento intertransverso: Situa-se entre os processos transversos adjacentes. São bem desenvolvidos na