Caldeira de recuperação de alcalis
1. Aspectos gerais
Caldeira é o nome dado aos equipamentos geradores de vapor, destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, cuja aplicação tem sido amplamente utilizada no meio industrial e também na geração de energia elétrica nas chamadas centrais termoelétricas. Portanto, as atividades que necessitam de vapor para o seu funcionamento, em particular, vapor de água pela sua abundancia, têm como componente essencial para a sua geração, a caldeira. Esse equipamento, por operar com pressões acima da pressão atmosférica, sendo na grande parte aplicações industriais até quase vinte vezes maior e nas aplicações para a produção de energia Elétrica de sessenta a cem vezes maior, podendo alcançar valores de até duzentos e cinquenta vezes mais, constitui um risco eminente na sua operação.
2. Histórico
A primeira tentativa do homem em produzir vapor na evolução da historia da humanidade foi no século II a.C., quando Heron de Alexandria concebeu um aparelho que vaporizava água e movimentava uma esfera em torno de seu eixo.Esse foi o parelho percussor das caldeiras e das turbinas a vapor.
Entretanto, foi na época da revolução industrial que teve impulso o uso do vapor sob pressão para movimentar as maquinas. Muitos, entre cientistas, artífices e operários, ocuparam-se por longos anos na evolução dos geradores de vapor. Os mais notáveis trabalhos neste campo se devem a Denis Papin na França, a James Watt na Escócia e a Wilcox nos Estados Unidos. Por Volta de 1835, haviam aproximadamente 6 mil teares operantes a vapor entretanto , foi após a Primeira Guerra Mundial que o emprego do vapor se acentuou.
Atualmente as caldeiras de uso industrial produzem até 10 toneladas ou mais de vapor por hora e o fator limitante da capacidade de produção de vapor são as dimensões da unidade e as propriedades metalúrgicas dos materiais utilizadas.
3. Caldeiras de Recuperação em