Riscos mecânicos
Técnico em segurança do trabalho
Turma 209 – Noite
Equipe: Talita Régia, Marlon Sousa, Felipe Façanha, Renata Félix, Paulo Ricardo, Maxwell Souza.
Professor: Cleiton
Riscos Mecânicos
Fortaleza – 2011
1. Introdução
OMapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Esse mapa identifica os diversos riscos existentes no ambiente de trabalho, que podem ser os riscos físicos, ergonômicos, biológicos, químicos, mecânicos. Nesse trabalho iremos abordar o risco mecânico.
2. Definição
São os riscos existentes pela falta de organização e segurança do ambiente ou processos de trabalho, em razão da falta de manutenção predial, máquinas, equipamentos e falhas de procedimentos.
3. Principais riscos mecânicos
* Choque elétrico; * Queda; * Atropelamento; * Agarramento; * Enrolamento; * Arrastamento; * Aprisionamento; * Corte; * Golpe; * Decepamento; * Esmagamento; * Impacto; * Abrasão ou fricção; * Ejeção de fluidos; * Elevada pressão; * Projeção de objetos; * Perfuração; * Iluminação inadequada; * Probabilidade de incêndio ou explosão; * Armazenamento inadequado; * Animais peçonhentos; * Ausência de sinalização.
A seguir abordaremos com mais detalhes algumas destas causas:
Cisalhamento
Aplicação de uma força numa lâmina com o objetivo de aparar uma peça metálica. O corte por cisalhamento é executado colocando-se a chapa e/ou o material a ser cortado entre duas facas de corte de aço especial. A faca inferior é fixa e a superior é dotada de movimento ascendente/descendente. O esforço cortante é produzido pelo movimento descendente da faca superior que, ao penetrar no material a ser cortado.
O perigo ocorre no ponto de operação, onde o material é inserido, segurado e retirado.