Riscos mecanicos
Definição
É o perigo que o trabalhador está exposto ao manusear equipamentos, operar máquinas ou utilizar algumas ferramentas que possam lhe causar danos físicos e a saúde. Esses danos estão ligados a atividades operacionais que são realizadas sem os devidos aparelhos de proteção do trabalhador e também equipamentos de proteção individual (EPI’s) e manutenção das ferramentas e máquinas utilizadas, falhas de procedimentos, falta de manutenção predial e também fatores psicológicos dos colaboradores.
EPI’s Todos os riscos citados acima também pode ser evitado, na presença dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Os EPI’s são fundamentais na segurança do trabalhador em sua jornada de trabalho, como por exemplo um eletricista que não usa as luvas e as botas de isolamento elétrico, esta sujeito a uma descarga elétrica gerando assim um acidente de trabalho. Hoje em dia existe centenas de tipos de EPI’s por exemplo:
*Luvas;
*Mascaras;
*Aventais;
*Óculos;
*Abafadores de som ou protetores auricular;
*Botas
*Capas
*Cintos.
Mapas de riscos
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tem como objetivo a informação de riscos existente em um respectivo local, ajudando assim na prevenção de acidentes que pode acarretar sérios danos para o trabalhador.
O mapa de risco é elaborado de acordo com o layout da empresa:
_ O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada.
_ O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo.
_ A especificação do agente (por exemplo: químico - sílica, hexano, ácido clorídrico; ou
_ A intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por