Trabalho
CALDEIRAS: As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a transformar água em vapor.
A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é dada pela queima de um combustível.
CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO: Quando o combustível é resíduo de processo a caldeira é denominada caldeira de recuperação. A caldeira possui diversos equipamentos associados que permitem maior rendimento.
Os principais objetivos da caldeira de recuperação:
Reduzir o sulfato de sódio (Na2SO4) em sulfeto de sódio (Na2S), contribuindo para a recuperação dos sub-produtos gerados no cozimento.
Queimar o material orgânico proveniente do cozimento, evitando a descarga ao efluente e reduzindo assim a carga de DBO.
Com o aumento dos custos energéticos, a caldeira de recuperação passou a ter um papel fundamental na geração de vapor.
Três fatores importantes acontecem na caldeira de recuperação:
1- A água restante na lixívia é evaporada;
2- O material sólido é decomposto em carbono, sais inorgânicos e gases voláteis, que são queimados;
3- O carbono é queimado na presença do ar;
No processo sulfato, por exemplo, a maior parte da soda na lixívia é convertida em carbonato de sódio, por causa do excesso de dióxido de carbono, presente durante a queima. A lixívia extraída do forno da caldeira é denominada lixívia verde. Como sub-produto da queima,gera-se vapor na caldeira, que é aproveitado no processo.
IMPORTÂNCIA
A caldeira de recuperação é um equipamento importante muito usado nas indústrias de fabricação de celulose e papel, é um equipamento de grande porte chegando até a 100 metros de altura. Assume um papel fundamental no processo de fabricação de papel.
As caldeiras de recuperação servem para queimar o licor preto (lixívia)