CALCULO
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 5
3. JUSTIFICATIVA 7
4. METODOLOGIA 8
5. CRONOGRAMA 9
6. DESENHO TÉCNICO 10
7. MATERIAIS E CUSTOS 8
8. ETAPAS DA MONTAGEM 9
9. TESTES, SIMULAÇÕES E CORREÇÕES 10
10. MEMORIAL DOS CALCULOS 10
11. CONCLUSÃO 10
1. OBJETIVO:
Projetar e construir uma estrutura de cobertura em madeira, inspirado em uma estrutura real , sendo do tipo treliça e contendo terças com espaçamento entre elas de no máximo 40 cm.
A estrutura de cobertura será submetida a uma carga teste de
1 (uma) telha tipo ondulada de material fibrocimento com espessura 6mm e dimensões 1,22m x 1,10m. A mesma deverá aguentar por pelo menos 30 segundos o peso desta telha que é aproximadamente 16,3 Kg.
2. Introdução
Segundo a Morfologia das Estruturas (do Grego: Morfo = Forma, e Lógia = Estudo), as coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries (quaisquer condições climáticas que estejam mais intensas; vento forte, chuva torrencial, péssimo ou mau tempo; tempestade), atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as coberturas devem preencher as seguintes condições:
a) funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico;
b) funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração;
c) funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.
Para a especificação técnica de uma cobertura ideal, o profissional deve observar os fatores do clima (calor, frio, vento, chuva, granizo, neve etc.), que determinam os detalhes das coberturas, conforme as necessidades de cada situação.
Entre os detalhes a serem definidos em uma cobertura,