calculo
Cinemática. Medição de vetores. Movimento em uma dimensão. Movimento em um plano. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia. Conservação do momento linear. Colisões. Cinemática da rotação. Dinâmica da rotação. Equilíbrio de corpos rígidos. Introdução ao estudo experimental em física. Estudo experimental da cinemática. Estudo experimental da dinâmica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KELLER, F. et. alli. Física. Edit. Makron Books do Brasil, São Paulo, 1997.
TIPLER, P. Física para cientistas e engenheiros, Vol 1. Edit. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1993.
BISCUOLA, Gualter José; DOCA, Ricardo Helou & VILLAS BOAS, Newton. Tópicos de Física Vol.1. Edit. Saraiva, São Paulo, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
TIPLER, Paul A. & MOSCA, Gene. Física: Mecânica, Oscilações e Ondas Termodinâmicas. Vol. 1. Edit. LTC, Rio de Janeiro, 2006.
FERRARO, Nicolau Gilberto. Os Fundamentos da Física. Vol.1. Edit. Moderna, São Paulo, 2007.
FERRARO, Nicolau Gilberto; RAMALHO JUNIOR, Francisco & SOARES, Paulo Antonio de Toledo. Os Fundamentos da Física Vol.1. Edit. Moderna, São Paulo, 2007.
C I N E M Á T I C A
Referencial. Para determinar se um corpo se encontra ou não em movimento, é necessário ver a posição desse corpo em relação a outros corpos que o rodeiam. Ou seja, faz-se necessário estabelecer um referencial, seja ele qual for.
“Um corpo está em repouso (parado) quando a distância entre esse corpo e o referencial estabelecido não varia com o tempo. Se ocorrer o contrário, ele estará em movimento”.
Trajetória: é a linha determinada pelas diversas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo.
Tipos de movimentos:
Movimento Retilíneo (MR): quando a trajetória é uma reta.
Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU): quando a trajetória é uma reta e o corpo se mantém com velocidade constante (v= cte).
Movimento Curvilíneo (MC): quando a trajetória é uma