Ilha das Flores
O homem, ser inteligente, transforma a natureza para o seu bem estar e para atender suas necessidades básicas. Na dinâmica da vida, ao transformá-la, concomitantemente adquire habilidades e experiências. E através da sua força de trabalho ele adquire os bens necessários à sua subsistência. Essa seria a regra. Porém, na sociedade capitalista, onde as relações injustas entre o capital e trabalho geram uma relação de apropriação e dominação em que uma classe produz e a outra se apropria do produto do trabalho, a economia gera relações desiguais entre os homens. O fenômeno da desigualdade causa fatores negativos como o desemprego, desigualdade racial e exclusão social, fome, pobreza e empobrecimento, que conduzem a população aos lixões e a miséria.
No mundo há quantidade suficiente de comida para alimentar toda a população do planeta, no entanto, enquanto sobra tanto para uns, que acabam até por jogar fora, outros estão em completa carência para suprir suas necessidades mais básicas.
E não é só a fome da população que precisa ser aplacada; há também a fome de justiça, a necessidade de estar incluída na vida em sociedade com oportunidade de acesso à educação e principalmente a garantia de que os serviços mínimos oferecidos pelo Estado para promover a igualdade para todos como alimentação, segurança, água potável, saneamento básico, saúde, moradia e informação.
A política social se apresenta como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos com a intenção de propiciar uma vida digna, uma vez que ela deve garantir o atendimento das necessidades sociais básicas da população.