calculo
Joinville – SC
2014
Introdução
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir velocidade além da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.
Tipos De Engrenagens
Engrenagens cilíndricas de dentes retos;
Possuem dentes paralelos ao eixo de rotação da engrenagem. Transmitem rotação entre eixos paralelos.
Engrenagens helicoidais;
Possuem dentes inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem. Podem transmitir rotação entre eixos paralelos e eixos concorrentes (dentes hipoidais), podem ser utilizados nas mesmas aplicações das E.C. R, neste caso são mais silenciosas. A inclinação dos dentes induz o aparecimento de forças axiais
Engrenagens cônicas;
Possuem a forma de tronco de cones, e são utilizados principalmente em aplicações que exigem eixos que se cruzam (concorrentes), os dentes podem ser retos ou inclinados em relação ao eixo de rotação da engrenagem.
Parafuso-coroa-sem-fim;
É um parafuso acoplado com uma engrenagem coroa geralmente do tipo helicoidal, este tipo de engrenagem é bastante usado quando a relação de transmissão de velocidades é bastante elevada.
Terminologia
Terminologia
a) superfície primitiva: superfície imaginária que rola sobre outra superfície primitiva sem escorregar, sobre a qual é gerada a engrenagem.
b) cilindro primitivo: cilindro imaginário que rola sem