calculo a
1
A DIALÉTICA DE UMA LINGUAGEM PARA A FÍSICA
Wendel Ricardo de Souza Rêgo1
Pós-graduado em Didática e Docência do Ensino Superior (UNINORTE)
Licenciado em Física (UFAC)
Habilitado em Final Focus in English (R. FOUNDATION FISK)
Concludente em Bacharelado em Filosofia (SINAL)
Resumo
A Física refere-se a uma ciência da natureza em que possui vários elementos para estudos: movimento, eletricidade, som, tempo, matéria, energia, etc. Para entender esses elementos, a linguagem torna-se a mediação fundamental entre o homem com a realidade da natureza e a sociedade. A partir de um estudo bibliográfico, o presente artigo tem por objetivo: decrever a relação da lingagem da Física com a docência e argumentar a existência de uma linguagem fundamental para a Física. Utilizando o esquema de comunicação: emissor-mensagemreceptor, o docente em Física fica diante de um conjunto de signos e simbolos, os quais são expressos matemáticamente formando uma metalinguistica própria para a ciência da Fisica.
Considerando que a Física parte da realidade, a forma como os fênomenos da natureza são demonstrados torna-se coesa com uma linguagem fundamental: a teórica, a experimental e a matemática. A primeira descreve com precisão uma grande categoria de observações dos fenômenos expressando em conceitos e definições; a segunda relaciona com a teoria, pois pauta-se nas medidas experimentais; e a terceira, expressa as medidas por meios de intrumentos de cálculos. Conclui-se que a relação da linguagem da Física com a docência está no campo intelectual, uma vez que a linguagem fundamental da Física se estabele no campo prático. Palavras chaves: Linguagem, Fisica, docente.
Abstract
Physics refers to a science of nature that has several elements to study: motion, electricity, sound, time, matter, energy, etc.. To understand these elements, the language becomes the crucial mediation between the