Calculo de probabilidades
PRÓ-REITORIA DE ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAIS
CÁLCULO DA PROBABILIDADE
ELABORADO POR: FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA MORAES 1
1ª EDIÇÃO/2013
Curso(s): Engenharias
Componente curricular:
Período: 3º
Ano: 2014
Semestre: 02
MÉTODOS, FERRAMENTAS
Código: 90453
COMPUTACIONAIS E TECNOLÓGICAS II
Carga horária: 70 h
Presencial: 40 h
Não presencial: 15 h
Professor (a):
1
Mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). É docente nos cursos de graduação da Universidade de
Uberaba (UNIUBE) nas modalidades presencial e a distância (Programa de Ensino a Distância). Atua nas áreas afins de Matemática, Probabilidade e Estatística e Bioestatística.
1
CÁLCULO DA PROBABILIDADE
FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA MORAES
Introdução
Hoje em dia, os meios de comunicação de massa ou mídias, entre eles os jornais, as revistas, o rádio, a televisão e, mais recentemente a Internet, popularizaram os conceitos e noções da teoria das probabilidades. Este fato contribuiu para a interação estimulante e flexível entre a teoria e o dia a dia das pessoas, desmistificando a associação inicial de probabilidade com os “jogos de azar”.
Historicamente, o propósito dos estudiosos da teoria das probabilidades limitava-se aos estudos dos jogos de azar, cujo interesse estava voltado em planejar estratégias de apostas. A limitação no estudo da teoria das probabilidades retardou por muito tempo o seu desenvolvimento como disciplina no campo da Matemática. Até que Pierre-Simon de Laplace publica, em 1812, o livro Theorie Analytique des Probabilités, no qual aborda a definição clássica de probabilidade. A partir daí o progresso desta teoria não parou, novos estudos foram realizados ao longo do tempo, proporcionando aos estudiosos a aplicação da probabilidade na solução de diversos problemas presentes no cotidiano das pessoas.
Hoje,