Calculo de forças de atrito
a) F = 20N
b) F = 40N
2) Um corpo de massa m = 5kg é puxado horizontalmente sobre uma mesa por uma força F de intensidade 15N. O coeficiente de atrito entre o corpo e mesa é 0,20. Determine a aceleração do corpo. Considere g = 10m/s²
3) Um corpo de massa m = 2kg é puxado horizontalmente sobre uma mesa por uma força F de intensidade 4N. Observa-se que o corpo adquire aceleração igual a 1m/s². Determine:
a)a intensidade da força de atrito que age no corpo
b) o coeficiente de atrito entre o corpo e a mesa
Dado: g = 10m/s²
1.
Existe uma força mínima que se deve aplicar para que o corpo esteja na iminência de deslizamento. Esta força é chamada Força de Atrito Estático Máximo. E pode ser calculada por: Fatmax = μe . N, em que N é a força de contato entre o corpo e a superfície, no caso N = mg
Fatmax = 0,30.10.10
Fatmax = 30N
:::::(A) Para valores de F < Fatmax o corpo estará em repouso, portanto, terá resultante das forças nula. Assim, a força de atrito que atuará terá mesmo módulo que a força aplicada.
Observe a questão A, ela dá F = 20N (ou seja F Fatmax, o corpo estará em movimento. Portanto devemos, agora, utilizar o coeficiente de atrito dinamico (μd). O cálculo se dá da mesma forma:
Fatdinamico = μd . mg
Fatd = 0,25 . 100
Fatd = 25N
Portanto atua no corpo uma força de atrito de 25N.
2.
A força de atrito que atua é caculada por:
Fat = μd. (mg)
Fat = 0,2 . 5 . 10
Fat = 10N
Do Principio Fundamental da Dinâmica:
Resultante = m.a
(15 - 10) = 5.a a = 1m/s²
3.
a) Do Principio Fundamental da Dinamica:
F - Fat = m.a
4 - Fat = 2 . 1
Fat = 2N
b) Como Fat = μ.(mg)
2 = μ . 2.10 μ =