DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO CINÉTICO RELATÓRIO COMPLETO
RELATÓRIO COMPLETO
Resumo: O experimento contido nesse relatório tem como objetivo, utilizando conceitos de trabalho e energia em sistemas mecânicos, determinar o coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies de contato revestidas de materiais diferentes.
Para obtenção do coeficiente, simulamos no laboratório, um sistema mecânico simples, contendo basicamente um bloco de massa m, com duas superfícies diferentes (lisa e rugosa), apoiado sobre a bancada, preso por um fio que passa por uma polia, ligando na outra extremidade outro corpo de massa M. Através do sistema montado, simulamos algumas situações, que será detalhada melhor, e realizamos medidas para determinação de grandezas físicas, incertezas e cálculos necessários para obtenção do coeficiente de atrito cinético.
A partir das medidas realizadas, podemos calcular o coeficiente de atrito cinético entre as superfícies bloco m e a bancada. Para isto, partimos das teorias sobre Trabalho e energia e leis de Newton e através de técnicas algébricas, construímos uma expressão que nos permitiu calcular e ressaltar os diferentes resultados dos coeficientes de cada superfície do bloco m (lisa e rugosa) com apenas os dados medidos experimentalmente.
Palavras Chave: Atrito, força de atrito, atrito cinético, coeficiente de atrito.
1. INTRODUÇÃO
A Força de Atrito é um fenômeno físico, de grande importância, presente na natureza, em específico, problemas relacionados à engenharia e também em situações simples do nosso cotidiano, como por exemplo, no simples ato de andar, arrastar um objeto e entre outras.
Basicamente, o atrito está presente no contato entre duas superfícies, como sendo uma força contrária ao movimento ou a tendência de movimento. Tem como principais características: ser paralela às superfícies de interação, proporcional à força normal de cada corpo e depende da natureza e rugosidade da