Experimento fisica ii - plano inclinado
Objetivos:
Trabalhar a força como uma grandeza vetorial. Introduzir o conceito de força de atrito e determinar o coeficiente de atrito estático.
Material Utilizado:
- Kit de plano Inclinado
- Blocos com massas diferentes;
- Cronômetro;
- Régua;
- Transferidor.
- Balança.
Teoria:
A base da Mecânica é sintetizada pelas três leis de Newton:
1ª Lei ou princípio da inércia: Estabelece que um corpo permanece em seu estado de movimento (repouso ou movimento retilíneo uniforme) a menos que sobre ele atue uma força resultante que altere esta condição.
2ª Lei:
Estabelece a relação entre a força resultante F e a aceleração que ela produz. Ela indica que a força é proporcional a aceleração e a constante de proporcionalidade é a massa (m) do corpo:
3a Lei ou Lei da Ação e Reação:
Estabelece que para toda a ação há uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido opostos atuando nos corpos que interagem. É importante ter em mente que ação e reação atuam em corpos diferentes, caso contrário elas sempre se anulariam.
O princípio da inércia delimita os referenciais onde as leis de Newton são válidas, que são chamados referenciais inerciais. Assim dois referenciais inerciais estão sempre em repouso ou movimento retilíneo uniforme entre si.
Força é uma grandeza vetorial e, portanto, caracterizada por módulo (intensidade), direção e sentido. Na aplicação das leis de Newton quando várias forças atuam sobre um corpo devemos somá-las respeitando esta característica. Isto pode ser feito geometricamente segundo a regra do paralelogramo ou decompondo as forças em componentes ortogonais entre si (cartesianas) convenientemente escolhidas.
Consideremos o exemplo de um corpo parado (em equilíbrio) na iminência de se movimentar sobre um plano inclinado, ilustrado abaixo: As forças que atuam sobre o corpo são: a força peso exercida pela Terra, a força de sustentação exercida pelo plano (ou força normal) e a