Caixa separadora agua e oleo
Gravando equações na HP e utilizando-as no Solve Equation
A procura por esse tema no meu blog tem sido imensa!!! Então resolvi escrever sobre ele.
Essa é mais uma ferramenta fantástica que a HP nos oferece. Ela possibilita colocarmos uma fórmula em sua memória, com n incógnitas, e depois podemos chamar essa fórmula no Solve Equation, inserir as variáveis que conhecemos e calcular aquela que estamos procurando.
Para facilitar a explicação de como fazer isso, vou utilizar uma equação bem bobinha. Mas o processo, para equações mais complexas, será sempre o mesmo.
Vamos supor que eu queira armazenar e utilizar a equação correspondente a 1º Lei de Ohm, que é U=R.I, onde U é a tensão, R é a resistência e I é a corrente. Vamos ver passo a passo como fazer isso. Armazenando a equação Passo 1 – O primeiro passo é digitarmos a equação na calculadora. A maneira mais fácil e cômoda de se fazer isso é acessando o editor de equações apertando o botão shift direito e em seguida o botão correspondente a letra “o”. A seguinte tela irá aparecer:
Passo 2 – Em seguida devemos digitar a equação. No nosso caso ficará assim:
Passo 3 – Agora devemos dar um ENTER para que a equação apareça na tela principal da calculadora conforme mostrado abaixo.
Passo 4 – Chegou o momento de darmos nome à nossa fórmula. No nosso caso vou batizá-la de “OHM”. Para isso abra aspas no botão correspondente a letra “o” e, apertando o botão alfa duas vezes, digite o nome da equação. Ao terminar de digitar o nome, aperte novamente, por uma vez, o botão ALFA e em seguida o botão STO.
Prontinho!!! Sua equação já está armazenada na memória da HP. Uma observação importante a ser feita é que a equação ficará armazenada na pasta que estiver ativa no momento do armazenamento. Se vocês observarem as imagens anteriores assim como esta que eu coloquei logo abaixo, vão perceber que eu havia criado uma pasta chamada