cafeina
A cafeína pode ser isolada a partir do café, do chá, do chocolate, etc. têm efeito estimulante, e é o princípio ativo de bebidas ditas energéticas. Quimicamente é conhecida como a 1,3,7- trimetilxantina (1,3,7-trimetil-3,7-dihidro-1H-purina-2,6-diona), e apresenta formula estrutural presente na figura 1.
Figura1: Formula estrutural da Cafeína
A cafeína é um alcalóide (aminas cíclicas que apresentam anéis heterociclicos contendo nitrogênio) pertencente ao grupo das metilxantinas. Existem três metilxantinas particularmente importantes a cafeína (trimetilxantina), teobromina (1,3-dimetilxantina) e teofilina (3,7-dimetilxantina). Na medicina, a cafeína é utilizada como um estimulante cardíaco, diurético e recreativamente é utilizada para fornecer uma dose extra de energia; a cafeína é tóxica à doses elevadas, tendo como sintomas inicias náuseas, diarréias, vômitos e câimbras, em casos mais sérios de intoxicação ocasiona a morte.
1. 1 Método de extração por solvente
O processo de separação por solvente é simples é um método empregado na separação e isolamento de substancias componentes de uma mistura, ou na remoção de impurezas solúveis indesejáveis. A técnica consiste na separação de um composto presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, com a agitação de um segundo solvente, no qual o composto seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente inicial que contem o composto. Quando se forma fases de líquido imiscíveis o método é conhecido por “extração liquido-liquido”. Para ocorrer a separação depende da solubilidade do composto em ambos os solventes, geralmente o composto é insolúvel ou parcialmente insolúvel em um solvente, e muito solúvel em outro.
1. 1 Cromatografia de camada delgada
A cromatografia em camada delgada é uma técnica cromatográfica muito parecida com a realizada em papel, porém que conduz a resultados muito mais eficientes e perfeitos de separação. É uma técnica simples, barata e muito