Cadernos de Linguística
EXERCÍCIO 3
C) Embora não apresente explicitamente uma definição para “social” nos fragmentos acima, é possível recuperá-la. Destaque dos fragmentos acima todas as ocorrências da palavra “social”. Em seguida, procure delimitar os contornos assumidos pela referida noção nos trechos selecionados por você. Não deixe de considerar as noções correlatas em sua análise.
“É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.” Nesse trecho, em que o autor fala da definição de língua, ele dá um caráter social a esse aspecto da linguagem, ou seja, amplia o seu foco, saindo do indivíduo e enfatizando que a língua abrange todas as pessoas. Posteriormente, ainda no mesmo enunciado, ele fala do corpo social, ou seja, a comunidade de falantes da língua.
“Tomada em seu todo, a linguagem é multiforme e heteróclita; o cavaleiro de diferentes domínios, ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, ela pertence além disso ao domínio individual e ao domínio social. Fica clara, nesse trecho, a oposição entre os termos “individual” e “social”, logo infere-se que a acepção de social remete ao que é coletivo, comum a todas as pessoas.
“Ela é parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade.” Ainda referindo-se à língua, Saussure a delimita como a parte social da linguagem. Continuando o enunciado, ele mesmo explica o que toma por “social”: aquilo que é exterior ao indivíduo, relativo aos membros de uma sociedade.
EXERCÍCIO 4
D) Quais são as características indicadas para os fatos sociais?
A primeira é o poder de coação externa exercido sobre os indivíduos, bem como as sanções que esse fato social determina aos indivíduos que tentarem se opor ou resistir a ele. A segunda é