ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Educação para o Trabalho
Módulo 1
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Ana Cristina Alves Monteiro
Técnico em Reab.de Dependentes Químicos
Turma IM 02 - Noturno
A comunicação é essencial a nossa vida, estamos o tempo todo nos comunicando, seja através da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso, de mímica, de códigos específicos (braile ou libras) e até mesmo através do corpo em qualquer atividade momentânea.
A comunicação é estabelecida por partes que se entitulam em:
Emissor (remetente): É aquele que pensa, cria e envia a mensagem (uma pessoa, um banco, uma empresa, uma emissora de televisão, entre outros)
Receptor (destinatário): É aquele a quem a mensagem é dirigida enviada ou endereçada (um indivíduo, um grupo, uma empresaentre outros).
Mensagem: É o conteúdo das informações transmitidas que repassam o pensamento do emissor.
Canal de comunicação: É o meio pelo qual é transmitdaa mensagem. (fala, e-mail, carta, palestra, jornal revisa, TV, internet, entre outros).
Código: É o conjunto de sinais e de formas regradas de combinação desses sinais utilizados de forma a conter a mensagem a ser transmitida pelo emissor, o qual codifica a mensagem que o receptor deverá decodificar para entendê-la.
Contexto: É o conteúdo a que a mensagem se refere.
Ruído: Tudo que posa interferir, atrapalhar ou impedir a transmissão de uma mensagem.
FUNÇÃO REFERENCIAL DA CONOTAÇÃO
Função referencial ou denotativa: Transmite a informação de forma objetiva, expondo dados da realidade de modo direto, não contendo comentários ou avaliações. O texto, normalmente, é contruído na terceira pessoa do singular ou plural, para ser impessoal. A linguagem é denotativa, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta.
Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.
Por exemplo: “Bancos terão novas regras para acesso de