4015 Linguistica
167
O DESENVOLVIMENTO DA LINGÜÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL
(The Development of Text Linguistics in Brazil)
Ingedore G. Villaça KOCH (Universidade de Campinas)
ABSTRACT: The scope of this paper is to present a critical review of what has been done in the field of Textlinguistics, mainly in Brazil, in the second half of the century and to point out some of the perspectives for new developments in this area.
KEY WORDS: Text Linguistics; Developments; Restrospective; Research in the
Field; Main Research Groups.
PALAVRAS-CHAVE: Lingüística Textual; Desenvolvimentos; Retrospectiva;
Pesquisa na Área; Principais Grupos de Pesquisa.
0. Introdução
É no final da década de 70 que começam a surgir, no Brasil, os primeiros trabalhos dedicados ao estudo lingüístico do texto. Pode-se dizer que, para tal fato, contribuiu, de forma bastante significativa, a tradução de duas obras:
Semiótica Narrativa e Textual (Chabrol et al., 1977) e Lingüística e Teoria do
Texto (Schmidt, 1978), bem como a publicação, em Portugal, do livro Pragmática
Lingüística e o Ensino do Português (Fonseca & Fonseca, 1977), no qual se defendia a aplicação dos princípios da Pragmática Lingüística ao ensino de língua materna e, em decorrência, a necessidade de um enfoque textual, como já era comum em outros países da Europa.
Paralelamente, desenvolviam-se, na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil), os primeiros importantes estudos sobre o discurso e sobre Semântica Argumentativa, muitos deles publicados sob a forma de livros (Osakabe, 1979; Vogt, 1977) ou de artigos em revistas especializadas. Cumpre destacar também, nesse momento, os trabalhos de
Pontes sobre as estruturas de tópico no português brasileiro, posteriormente coletadas nas obras Sujeito: da Sintaxe ao Discurso (São Paulo, Ed. Ática,
1986) e O Tópico no Português do Brasil (Campinas, Ed. Pontes, 1987).
Somente na década de 80, contudo, começam a multiplicar-se os estudos
em