CADERNO 1
FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES
IRACI MARIA PINTO DA SILVA
CAMPO VERDE - MT, 03/09/2013
2013
Unidade 01 – Funcionários das escolas públicas? Quem somos?
Reflexão
Nesta unidade o autor relata sua identidade profissional, seus “companheiros” de trabalho, porque para chegar ao seu auge profissional e pessoal contou com ajuda e companheirismo de seus colegas, provando assim que somos aprendizes em todas as situações que a vida nos apresenta, sua trajetória e suas dificuldades, seu ânimo em continuar porque com seu trabalho e dedicação sempre “crescia”, isto fazia com que jamais desistisse ou desanimasse, por isto é muito importante o reconhecimento do nosso trabalho e esforço nos ajuda a seguir.
Com reforma do ensino prevista na Lei Federal n.º 5.692 de 11 de Agosto de 1971, o método de ensinar passou a ser diferente, não mais o decorar, sim os alunos decoravam a matéria dada porque temiam os castigos da palmatória, com aqueles horríveis furinhos, o ajoelhar em milho ou feijão, aquele chapéu de burro, ficar no fundo da sala com os braços abertos.
A educação, no sentido moral, princípios que vem de casa, do meio familiar, porém aqueles que não o tem, o professor deve lembrar a ele sempre que precisar, ao professor cabe não só o ensino de conteúdos escolares.
1 Escolas públicas são de responsabilidade do governo (federal, estadual e municipal), sempre gratuita. As escolas particulares são mantidas por pessoas ou empresas, onde são cobradas mensalidades, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos como as religiosas e filantrópicas. Todas dentro da LDB de 1996.
2 Educação Básica - a primeira LDB do Brasil foi a Lei n.º 4.024 de 1961.
3 Escola Normal – os primeiros professores do Brasil eram religiosos com uma longa formação humanística e didática, depois os professores primários o qual era preciso que soubessem ler, escrever e contar. A escola normal quando começou era apenas