Cadeia Produtiva Do Açai
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A CADEIA PRODUTIVA AGROINDUSTRIAL DO AÇAÍ:
ESTUDO DA CADEIA E PROPOSTA DE UM MODELO
MATEMÁTICO.
Marina Sanches Pagliarussi
Orientador: Prof. Dr Maristela Oliveira dos Santos – ICMC/USP
Co-Orientador: Prof. Dr. Daniel Capaldo Amaral – EESC/USP
Colaborador: Dr. José Dalton Cruz Pessoa – Embrapa São Carlos
São Carlos
Novembro de 2010
1
RESUMO
Neste projeto de conclusão de curso, consideramos a logística na cadeia produtiva de açaí no Estado do Pará, propondo um método quantitativo baseado em programação matemática para análise da cadeia.
O trabalho é justificado pela intensa expansão do processamento de sucos de frutas, uma vez que as polpas de fruta passaram a ocupar papel de relevância no agronegócio brasileiro, tanto no âmbito nacional como no internacional. Paralelamente, a polpa de açaí ganhou força na mídia, nos produtos farmacêuticos e nas academias de ginástica, o que impulsionou suas vendas de tal forma que a produção extrativista não era mais suficiente para satisfazer a demanda crescente.
Entre os problemas enfrentados pelas agroindústrias, é possível citar baixa qualificação da mão de obra, difícil acesso a financiamento, atuação de atravessadores e logística deficitária, entre outros.
Dessa forma, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a cadeia produtiva do açaí e propõe um modelo de localização de facilidades que possibilita a análise de viabilidade da cadeia produtiva, que simule a dinâmica da cadeia com mais atores, seja beneficiadores ou produtores, atendendo à clientes nacionais e/ou internacionais, de modo que seja possível encontrar alternativas de melhoria e sugestão de cenários para expansões futuras.
2
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1:Mesorregiões do Estado do Pará. Fonte: Silva, 2004. ......................... 17
Figura 2: Microrregiões do Nordeste paraense. Fonte: Silva, 2004.