Arte em Moçambique
Indústrias Criativas
Cena Artística em Moçambique
Afonso Araújo
Ana Campos
Cláudia Teixeira
Diogo Moreira
Índice
1. Introdução
A cena artística moçambicana tem ganho bastante notoriedade no panorama internacional, verificando-se, cada vez mais, um aumento dos níveis de interesse nas Artes Plásticas locais, assim como, no perfil dos seus principais constituintes, ou seja, os principais agentes.
Desde logo, os artistas assumem um papel preponderante na dinamização de cena artística. São os criadores das obras de arte. Aqui, a maior referência é Malangatana, considerado como “um dos primeiros pintores de África”. Contudo, existeuma nova geração de artistas, associada a uma corrente contemporânea, que tem dinamizado a cena artística ao mesmo tempo que quebra percepções muitas vezes estereotipadas do que é a Arte Africana.
Neste sentido, torna-se relevante fazer um levantamento do perfil dos artistas, mas também, coleccionadores, instituições e museus de arte que trabalham diariamente para a progresso a este nível. Da mesma forma, e dado o salto significativo ao nível da produção artística, levanta-se a questão: Qual a relação entre a tradição e contemporaneidade? Qual o grau de influência entre estas duas variáveis?
Por fim, importa analisar as relações comerciais de Arte entre Moçambique e o Mundo, com especial enfoque em Portugal. Os dois países têm uma relação privilegiada e partilham a mesma língua. Dada a expansão do mercado,existe a necessidade de perceber o fluxo de obras de arte, peças de colecção e antiguidades1 através duma análise das importações e exportações. Embora Moçambique possa apresentar lacunas no que diz respeito a existência de um mercado da Arte, as mesmas podem representar uma oportunidade de investimento e preenchimento de espaços de mercado que ainda não estão activos.
2. Principais Agentes da Cena Artística
2.1. Artistas
Os artistas são os criadores das obras de