CAdeia produtiva de açúcar
RESUMO – O presente trabalho tem por objetivo verificar os princípios que norteiam o processo de produção de açúcar: as variedades de cana utilizadas na indústria açucareira, o manejo com a cana, a recepção da mesma na indústria, a obtenção do açúcar a partir do seu caldo. Neste trabalho, foram apresentados dados estatísticos referentes ao setor sucroenergético.
Palavras – Chave: cana de açúcar, indústria açucareira, açúcar.
INTRODUÇÃO
As plantações de cana existentes no Brasil e no mundo são feitas com espécimes híbridos, modificadas geneticamente, para melhor atender às indústrias. Todos os híbridos são modificações da Saccharumofficinarum caracterizada pelo seu alto teor de sacarose e baixo percentual de fibras. É difícil dizer qual variedade de cana é utilizada no Brasil, pois cada híbrido é preparado para resistir às adversidades encontradas na região que será plantada, entretanto os mais utilizados, na principal região produtora (nordeste) são a CB 45-3 e a B 4362.
A cana-de-açúcar é uma planta tropical e as principais variedades industriais (CB 45-3 e a B 4362) vegetam nas regiões tropicais do Brasil que possuem temperatura média entre 24ºC a 30ºC. As grandes indústrias canavieiras encontram-se em locais que possuem solos fortes, humosos e de grande profundidade. A colheita é feita na época mais seca do ano, por operários ou por máquinas apropriadas (como mostra a figura 1).
Figura 1: Maquinas fazendo a colheita no campo
A cana cortada é transportada via caminhões ou trens para a indústria e moída dentro de 48 horas, para que a sacarose não cristalize e para que a cana não perca peso devido a essa cristalização.
Os Processos Industriais De Obtenção Do Açúcar
A cana-de-açúcar quando chega à usina, é pesada antes de ser descarregada, no Brasil e em Cuba as usinas pagam por peso de cana recebida independente do teor de sacarose da cana,