Cadeia produtiva da madeira
ELIANA JUNKO TAMURA
FORMATO DA CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA
MARINGÁ
2015
ELIANA JUNKO TAMURA
FORMATO DA CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da FAMMA – Faculdade Metropolitana de Maringá, como requisito à obtenção de nota para o bimestre.
Prof(a): Marcos Antonio Sena
MARINGÁ
2015
1. Representação da cadeia produtiva da madeira
A cadeia produtiva é composta de etapas consecutivas pelas quais passam e vão sendo transformados em diversos fatores desde a pré-produção até o consumo final. Com base no setor florestal a cadeia produtiva constitui a uma atividade econômica complexa e diversificada de produtos e aplicações energéticas e industriais.
No mundo inteiro, o setor florestal tem uma grade importância como fornecer energia ou matéria-prima para indústrias de construção civil e de transformação. Apresentando características singulares, pelo fato do Brasil estar entre os principais possuidores de recursos florestais, é o único que possui uma extensa área de floresta tropical. Veremos na figura 1 a representação da cadeia produtiva da madeira:
2. Aspectos Institucionais
Os aspectos institucionais têm como objetivo caracterizar o ambiente institucional do sistema agroindustrial da madeira, considerando as ações que preservam suas etapas da produção, do processamento e da distribuição. Dentre os aspectos institucionais mais relevantes envolvendo a operação da indústria de madeira é que há conflitos não resolvidos entre o governo federal e autoridades estaduais. Esses conflitos são parcialmente responsáveis pela burocracia e pela geração de novos custos de transação. Com isso, é apresentado na figura 2 um organograma do produto para auxiliar no direcionamento das ações dos agricultores, de empresas ou do estado.
3. Produção e processamento
Na cadeia produtiva da madeira, é dever do engenheiro industrial gerir a produção e planeja os