Cadeia Produtiva 2014
• Histórico:
Surgimento: da necessidade de obtenção de fontes alimentares mais fartas e constantes.
1973: Malthus: “a população do mundo cresce a maior velocidade do que o fornecimento de seus alimentos.”
Aumento da produção de alimentos X excesso de produção (aproveitamento dos perecíveis?).
Surgiram assim os primeiros processos para o prolongamento da vida útil do alimento (principalmente nos EUA), destes processos e daqueles que os sucederam, nasceu a Tecnologia de Alimentos.
• Definições:
Parte da Tecnologia destinada ao estudo, melhoramento, defesa, aproveitamento e aplicação da matéria-prima para transformá-la, através de processos básicos, em produtos alimentícios (EVANGELISTA, 2001).
“É a ciência que trata do estudo, aperfeiçoamento e aplicação experimental de processos viáveis, visando ao seu emprego na obtenção, processamento, conservação, preservação, transporte e comércio dos alimentos em geral” (1 o. Congresso Internacional de
Dietética de Amsterdam).
“É a aplicação de métodos e da técnica, para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização de alimentos”(SBCTA).
• Objetivos: Apresentar ao consumidor produtos nutritivos, apetitosos, bem apresentados e de tempo maior de vida útil ou de prateleira.
• Abrangência: escolha da matéria-prima e do processamento desta, etapas de elaboração dos produtos, de sua preservação e conservação, do seu acondicionamento, de armazenamento e de consumo.
• Importância: Implantou nova era no sistema de nutrição dos povos, criando facilidades para o abastecimento, preparo e consumo de produtos alimentícios, apresentados em seguras e vistosas embalagens e com magníficos padrões organoléticos, nutritivos e de sanidade.
• Relações de Interdisciplinaridade: Ciências
Biológicas, Ciências Físico-Químicas, Engenharia de Alimentos, Nutrição.
Ciências Biológicas: possibilita a obtenção de matéria prima em condições favoráveis e em circunstâncias novas.
- Genética