A importância das exportações de carnes, como fator de crescimento
Sendo considerando como um dos principais setores da economia nacional o agronegócio brasileiro tem conseguido se destacar no mercado mundial mesmo em condições desiguais. Apesar da crise de 2011, o aumento da demanda por alimentos principalmente em países populosos e de rápido crescimento trouxe boas perspectivas para o agronegócio brasileiro.
Segundo projeções do Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento ocorrera um crescimento nos vários setores do agronegócio nos anos de 2018/19.
O desempenho ascendente do setor agropecuário brasileiro ao longo dos ultimos anos contribuiu para amenizar os efeitos da crise financeira internacional. De modo geral as economias dos países emergentes, foram as que mais apresentou um melhor desempenho em relação à crise no periodo, entretanto nao significa que nao tenham sofrido graves dificuldades e apreensões quanto ao desenrolar dos acontecimentos nos países mais industrializados.
No Brasil os reflexos na economia começaram em 2008 e 2009, dentre os impactos iniciais, ocorreu de imediato uma forte desvalorização do Real, e assim desencadeio diversos outros fatores como: contração do crédito doméstico e das linhas de financiamento às exportações. Posteriormente, os efeitos começaram a ser sentidos sobre o setor real, com fortes reflexos sobre a produção industrial e o emprego.
Com isso o governo intensificou medidas para manter a liquidez fornecendo instrumentos de apoio á produção e comercialização, de forma a garantir aosaos produtores rurais condições necessárias à continuidade do crescimento sustentável.
A demanda pela a proteína animal representa uma parcela muito significativa na economia mundial. Isso significa que sua produção também é em grande escala, em maioria a produção é representada pela bovinocultura de corte, principalmente no Brasil que é dos principais países responsáveis por essa produção.
De maneira sucinta esse trabalho visa