Cadeia organizacional
O desafio das organizações é a implantação de uma cadeia de distribuição capaz de reduzir as distâncias entre o processo produtivo e o consumidor, como os altos custos da cadeia de distribuição, o mercado demonstra para a necessidade da criação de valor para o cliente. A distribuição e a logística devem ser alinhadas pela identificação de seus principais protagonistas: a fábrica, o transporte, o distribuidor e o consumidor. A estrutura da cadeia é será composta por esses elos, que permitem uma melhor administração desde que haja um alinhamento às estratégias e demandas. Uma das ligações entre a distribuição e a logística é a contratação de um operador logístico especializado em serviços de gerenciamento e Execução de procedimentos de logística nas diferentes fases da cadeia de abastecimento de seus clientes. Ele deve ter competência mínima para prestar, simultaneamente, serviços nas atividades de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes, Com essa visão, ele deve ser tornar parceiro que se proponha a auxiliar na identificação da melhor solução logística em relação às ferramentas adequadas ao sistema de informações, modal de transporte, armazenamento, e sinergias com outras operações e práticas existentes, de modo a agregar valor e eficiência ao processo logístico.
Um procedimento operacional a se considerar seria transferir a carga diretamente da fábrica e despachá-la para estocagem, fazendo uma redistribuição seletiva de modo quantitativo de volumes aos clientes, podendo inclusive em casos específicos terceirizar a fabricação de alguns itens em caos emergenciais, se tornado uma contingência.
Por fim, equalizar e racionalizar a demanda de pedidos permitiria antecipar necessidades e aproximar as relações entre fornecedor e consumidor. O que auxiliará a empresa a concentrar seus esforços em outros pontos de venda e de estocagem de materiais, para efetuar a consolidação e a distribuição das mercadorias. Oferecer