administração
Os elementos que definem a estrutura organizacional são muito complexos e difíceis de serem transmitidos aos membros internos da organização, os administradores fazem uso do organograma como uma forma de representação da estrutura organizacional. O organograma é a representação gráfica da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando como estes se relacionam.
Os organogramas são instrumentos úteis de comunicação da estrutura organizacional, todos os administradores que se encontram no mesmo nível têm a mesma autoridade e responsabilidade. Além da autoridade e da responsabilidade formal, as organizações são espaços de manifestação de poder que modifica e transforma a estrutura formal da organização.
6.1.5 – A organização e os níveis organizacionais
A organização é uma função da administração presente em todos os níveis organizacionais, os administradores têm o dever de estruturar e organizar as tarefas no âmbito de sua esfera de responsabilidade. Os administradores definem o desenho estrutural da organização como um todo, em busca de estruturar as diferentes atividades de forma a alcançar os objetivos da organização da forma mais eficiente possível.
6.2 – Elementos do processo da organização
Com as mudanças nas sociedades contemporâneas, muitos desses princípios ainda oferecem contribuições importantes para o entendimento do processo de organização. Alguns desses princípios estão presentes no processo de organização e envolvem a tomada de decisão relativas a seis elementos :
Definição do grau desejável de especialização de trabalho
Definição da cadeia de comando
Definição da amplitude de controle ideal
Definição dos critérios de departamentalização
Definição de grau desejável de centralização
Definição do grau desejável de formalização
6.2.1 - Especialização do trabalho
A especialização do trabalho é o grau em que as tarefas são divididas e