Fichamento trabalho de filosofia
Conduta e Ordem de Fins
1-Ato e Valor
1.1- ”[...] ODireito não se refere ao homem na totalidade, ou na integralidade de seu agir, mas tão somente ao homem enquanto ser que,agindo em sociedade, assume dadas posições perante os demais homens, suscetíveis de gerar pretensões recíprocas ou pelo menos correlatas.” (p -377)
1.2 “Sem fazer,por ora, qualquer discriminação entre as várias espécies de fatos jurídicos, podemos, em suma, reconhecer que,onde quer que exista onde quer que exista o Direito, há unia ação positiva ou uma omissão (ação negativa) do homem, algo de redutível ou de relacionável a uma modalidade de ação.” (p-377)
1.3 “De modo geral, as atividades instintivas repetem-se, não se Transmitem.” (p 378)
1.4 “O específico do homem é conduzir-se, é escolher fins e pôr em correspondência meios a fins. A ação dirigida finalisticamente (o ato propriamente dito ou a ação em seu sentido próprio e específico) é algo que só pertence ao homem.” (p-378)
1.5 “A ação, em seu sentido rigoroso, ou o ato, é energia dirigida para algo, que é sempre um valor. O valor, portanto, é aquilo a que a ação humana tende, porque se reconhece, em um determinado momento, ser motivo, positivo ou negativo da ação mesma.” (p-379)
1.6 “Dizer que o homem é um ser racional é o mesmo que dizer que é um ser que se dirige. A atuação, portanto, implica sempre uma valoração.” (p-379)
1.7 “Valor e dever ser implicam-se e exigem-se reciprocamente. Sem a idéia de valor, não temos a compreensão do dever ser. Quando o dever ser se origina do valor, e é recebido e reconhecido racionalmente como motivo da atuação ou do ato, temos aquilo que se chama um fim.” (p-379)
1.8 “A nosso ver, a noção de fim é decorrência da de valor. O fim é valor enquanto racionalmente pode ser captado e reconhecido como motivo do agir”. (p-380)
2- Fins e Categorias do Agir
2.1 “Como diversos são os valores e, de